PROPOSTA PEDAGÓGICA
A educação infantil tem como objetivo primordial criar um ambiente socializador que propicie o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de atividades e experiências diversas realizadas em situações de interação. O brincar, forma expressão do pensamento e de comunicação infantil, é o eixo organizador de todo nosso trabalho. A capacidade de ser e estar com os outros, bem como acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural são constantemente estimulados com a intenção de que essas experiência contribuam para a formação de crianças felizes e saudáveis.
RECEPÇÃO AOS ALUNOS
Durante os primeiros dias de aula, são desenvolvidas atividades que facilitam a adaptação dos alunos ao novo ambiente escolar. A preocupação maior da professora, nesse momento, é estabelecer um vínculo afetivo com as crianças, de forma que a separação da mãe seja um processo tranqüilo e gradualmente elaborado por elas. São proporcionados, também, oportunidade de exploração do espaço físico. Dessa forma, estabelecem-se os primeiros pontos de referência para que as crianças se sintam seguras e acolhidas.
PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA
A participação da família na vida escolar de nossos alunos é de fundamental importância para êxito do processo ensino-aprendizagem. Essa participação será efetivada na medida em que os pais ou responsáveis forem nossos Parceiros, ficando atentos:
- Ao calendário escolar que se encontra na agenda;
- Ao rendimento escolar, observando as atividades corrigidas e devolvidas aos alunos;
- Ao boletim entregue no final de cada bimestre;
- Aos informativos entregues sempre que necessário;
- Aos comunicados enviados pela Escola;
- Aos encontros para os quais são convocados;
- Às entrevistas para esclarecimento e/ou questionamentos diversos, que deverão ser marcadas, antecipadamente, com direção e/ou supervisora;
- Às realizações das tarefas de casa e à organização de um horário de estudo;
- Ao uso de uniforme completo;
- Ao horário de entrada e saída de aulas;
- À freqüência do aluno, evitando, ao máximo, faltas desnecessárias e justificando, à escola, aquelas inevitáveis.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS
A participação da família num trabalho conjunto com a Escola é fator decisivo para que se alcance êxito em qualquer projeto educacional. Os serviços de Direção e Supervisão estão à disposição das famílias para quaisquer informações ou orientações que se fizerem necessárias. Esse contato poderá ser feito através de um atendimento por telefone e se necessário pessoalmente.
AULAS EXTRAS
Além das atividades desenvolvidas em sala pela professora, as crianças têm aulas de Inglês, música, Educação Física e Informática.
EDUCAÇÃO FÍSICA
A característica da Educação Física é a de ser um espaço no qual os alunos possam experimentar, viver, sentir, enfim provar sua corporeidade, sua capacidade de movimentar, de fazer de novo e diferente, de fruir e usufruir de seu corpo. Nos gestos, nas expressões, nos movimentos reside os interesses. A partir deles, a criança poderá intervir nas duas dimensões que afirmam o ser humano como um ser histórico: a sua dimensão singular e a sua dimensão social.
INFORMÁTICA
A partir do Infantil, as crianças são introduzidas no mundo da informática. Nosso projeto tem como objetivo estimular o raciocínio, a criatividade e a organização do pensamento. Por meio do computador, os alunos aprendem, divertem-se e desenvolvem habilidades para facilitar a apropriação e o uso dos mais variados conceitos.
INGLÊS
Por vivermos em um mundo globalizado, onde é necessário lidar com computadores, Internet e avanços tecnológicos, é fundamental a aprendizagem de uma segunda língua - Inglês. Pensando nisso, o CELP desde cedo investe no conhecimento dos alunos, e hoje inglês está presente no dia a dia. As aulas de inglês são dinâmicas e reais. O aluno aprende inglês de forma lúdica vinculada a sua realidade.
FILOSOFIA
Partindo-se do pressuposto que a disciplina de Filosofia aborda e descreve como instrumento de análise, reflexão e crítica que busca, por meio de diferentes leituras, fundamentar e dar sentido à realidade em seus múltiplos aspectos, quer sejam científicos, culturais, políticos ou históricos. Busca-se também o regate de valores e ética para a formação do exercício da cidadania.
"Como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos". (Platão)